© 2016 por Nani Dança na Escola Orgulhosamente criado com Wix.com

FACEBOOK

Obrigada pela visita!!!

CONTATO

WHATS: (16)997972247

 

EMAIL:

blogfazendodancanaescola@hotmail.com

FORMA DE AQUISIÇÃO

- DOWNLOAD DIRETO EM EMAIL

FORMA DE PAGAMENTO

- PAGSEGURO

- DEPÓSITO BANCÁRIO 

INSTAGRAM
@loja_nani_danca_na_escola

Carol Konzen

 Métodos do Balé Clássico

por Carol Konzen

Estudar sobre o surgimento e a consolidação dos métodos de balé é um modo prazeroso de os professores de balé refletirem mais profundamente sobre a sua prática docente. Além disso, tem a finalidade de investigar, historicamente, o que tem sido feito em relação ao ensino de balé. 

 Resenha do Livro Métodos do Balé Clássico                       

por Natália Samarino

“A memória coletiva faz parte das grandes questões das sociedades desenvolvidas e das sociedades em via de desenvolvimento, das classes dominantes e das classes dominadas, lutando, todas, pelo poder ou pela vida, pela sobrevivência e pela promoção.

Devemos trabalhar de forma que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens”. (LE GOFF,Jacques in “História e Memória”)

 

Parafraseando Jacques Le Goff, podemos afirmar que o livro Métodos do Balé Clássico, cumpre com o objetivo de “libertação dos homens” proposto pelo estudo sob outros paradigmas dentro da historiografia da dança.

 Resenha do Livro Métodos do Balé Clássico                       

por Isa M. M. de Oliveira

Caroline Konzen Castro é doutoranda em Educação na Technische Universität Dresden, na Alemanha, mestre em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora da dança.

Importante referência nos estudos de história da dança, experimentadora de diálogos poéticos da dança e outras linguagens sígnicas. Para compreender as dimensões a que chegaram os métodos do balé clássico aplicados atualmente, Castro (2015) resgatou nesta pesquisa as bases teóricas e práticas desenvolvidas desde a origem dos métodos clássicos para compor as experimentações e releituras do balé atual.

 Resenha do Livro Métodos do Balé Clássico                       

por Renata Gibson

As aulas de bale clássico são repletas de códigos de conduta, certas tradições que muitos alunos não sabem que vêm de tão longe e que trazem consigo tanta história. O livro Métodos do Balé Clássico: história e consolidação (2015), de Caroline Konzen Castro, nos apresenta de maneira agradável e com uma leitura leve, inclusive para os leigos, como se deu a evolução do balé, antes meio de exaltação dos modos da nobreza, praticado por cortesãos com o intuito de se distanciarem socialmente das camadas populares, até se tornar uma forma consolidada de arte, com sua formação específica, unindo pantomima, expressão, técnica e virtuosismo.