December 7, 2018

Please reload

Posts Recentes

Sequência - Quebra Nozes - O Ballet

December 12, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

O Faz de Conta e a Criança - era uma vez...

January 21, 2017

 

 

A importância do Imaginário Infantil na Aula de Baby Class

 

 

A construção do imaginário é histórica, cultural e também ideológica, é preciso tomar cuidado para não

naturalizar a infância, não se pode esquecer que esta também participa do coletivo social, esta infância é um dos momentos em que se pode observar uma intensa produção.


Vygotsky destaca em seu livro, a formação social da mente que::

 

"Em estudos experimentais sobre o desenvolvimento do ato de pensar em crianças em idade escolar, tem se admitido que processos como dedução, compreensão, evolução das noções de mundo, interpretação da casualidade física, o domínio das formas lógicas de pensamento e o domínio da lógica abstrata ocorrem por si mesmas, sem nenhuma influencia do aprendizado escolar”.

 

Entende-se que segundo o autor, a maturação de uma criança, bem como o seu desenvolvimento, são vistos como pré-condição de aprendizado e não um resultado, ou seja, o aprendizado gera uma base sobre o desenvolvimento, deixando então este último inalterado.

 

Para se trabalhar na construção do imaginário é preciso pesquisar e ter clareza com que tipos de infâncias estamos trabalhando. A criança em si não é uma tábua rasa.

 

A literatura e os contos de fadas ajudam na formação da criança, favorecendo o seu desenvolvimento psíquico, além de auxiliar na formação do seu caráter. Ao ouvi-los, elas absorvem destas narrativas lições que contribuirão para o seu desenvolvimento.


Segundo Vygotsky, quando a criança reproduz o comportamento social de um adulto em seus jogos está fazendo uma combinação do real com sua ação fantasiosa, isto porque a criança tem como necessidade a reprodução do cotidiano do adulto, o qual ainda não pode fazer como gostaria.

 

Buscar em seu faz de conta obter conhecimentos antecipados do mundo ao seu redor.

 

Nas aulas de Baby Class nós professores podemos proporcionar uma fase muito rica para a criança, com atividades que remeta o uso do imaginário, como por exemplo o uso da leitura de um conto de fadas, onde elas além de escutar a história ou ver através de vídeos, poderão interpretar brincando tais personagens tão sonhados como: a princesa Aurora de A Bela Adormecida; a linda Ariel, de A Pequena Sereia, etc.

É uma fase em que a criança praticamente sonha acordada, está inventando e descobrindo coisas, por isto incluir em nossas aulas momentos como estes é de suma importância para o desenvolvimento e aprendizado da criança. Garantirmos de estar cercados de ferramentas e recursos que irão aprimorar os conhecimentos delas, aguçando ainda mais a curiosidade, incentivando-as.

 

Nani 

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2016 por Nani Dança na Escola Orgulhosamente criado com Wix.com

FACEBOOK

Obrigada pela visita!!!

CONTATO

WHATS: (16)997972247

 

EMAIL:

blogfazendodancanaescola@hotmail.com

FORMA DE AQUISIÇÃO

- DOWNLOAD DIRETO EM EMAIL

FORMA DE PAGAMENTO

- PAGSEGURO

- DEPÓSITO BANCÁRIO 

INSTAGRAM
@loja_nani_danca_na_escola