December 7, 2018

Please reload

Posts Recentes

Sequência - Quebra Nozes - O Ballet

December 12, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

O Brinquedo na Infância - Aula de Baby Class Ballet

August 22, 2016

 

 

Os brinquedos são considerados grandes aliados no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança., Ele pode e deve ser utilizado nas atividades lúdicas, se tornando um instrumento da brincadeira.

 

Através do brincar a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da sua personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros.

 

Qualquer objeto pode se transformar em um brinquedo, inclusive o próprio corpo. A criança tem o poder da imaginação e consegue facilmente transformar qualquer objeto em brinquedo. Ele se torna facilmente um convite à brincadeira.

 

Através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, explorando seu universo imaginário, e se apropriando dele, reproduzindo assim não apenas objetos, mas uma totalidade social Ele acaba tornando-se um auto retrato da realidade. Ao manipular o brinquedo, ela estabelece uma relação íntima com ele, estimulando a representação do que vê.

 

Para Vygotsky (1998) e Leontiev (1998), o brinquedo tem intrínseca relação com o desenvolvimento infantil, especialmente na idade pré-escolar. Ele é o que proporciona o maior avanço na capacidade cognitiva da criança.

 

 

                     ""As maiores aquisições de uma criança são conseguidas através nos brinquedos,                                aquisições que no futuro torna-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade."                              (Vygotsk, 1998)

 

 

 

É por meio do brinquedo que a criança se apropria do mundo real, domina conhecimentos, se relaciona e se integra culturalmente.

 

Quando ela brinca e cria uma situação imaginária, ela pode assumir diferentes papéis: ela pode se tornar um adulto, outra criança, um animal, um herói televisivo; uma princesa, ela pode ainda mudar o seu comportamento e agir e se comportar como se ela fosse mais velho do que realmente é, pois ao representar por exemplo o papel de “mãe”, ela irá seguir as regras de comportamento maternal, porque agora ela pode de ser “mãe”, fará com que ela procure agir como uma mãe age., indo além do seu comportamento habitual, atuando num nível superior ao que ela realmente se encontra O brinquedo oportuniza isso, pois a criança quando brinca experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Alem de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e da atenção.


 

                         ""O brinquedo é a atividade principal da criança, aquela em conexão com a qual                                  ocorrem as mais significativas mudanças no desenvolvimento psíquico do sujeito                              e na qual se desenvolvem os processos psicológicos que preparam o caminho da

                           transição da criança em direção a um novo e mais elevado nível de                                                        desenvolvimento"",(LEONTIEV, 1998b).

 

 

 

Trazer isso para as aulas de Baby Class Ballet e desmistificar que Ballet é só técnica para os maiores e cópia de movimento para os menores é função sim do professor..

As aulas de Baby Class devem ser enriquecidas com o lúdico e uso de brinquedos como ferramentas de aprendizagem, Esses brinquedos podem ser utilizados para  introduzir, amadurecer e preparar o aluno para aprofundar os passos já trabalhados. Sem falar na possibilidade de  diminuir bloqueios, naquelas crianças mais tímidas.

 

 

A utilização de brinquedos, assim como as brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem é um instrumento lúdico extremamente agradável, enriquecedor e motivador para criança. Torna a aula mais próxima a realidade da criança lhe proporcionando satisfação e alegria no que está sendo proposto. É o aprender brincando! É o lúdico sobressaindo-se! 

 

O lúdico precisa ser priorizado, valorizando a liberdade de aprender pelo mecanismo mais simples e mais eficiente: nessa fase da criança, que é a brincadeira. Para isso é preciso que se quebre os paradigmas de que o Ballet tem que ser rígido, técnico, disciplinador e autoritário, e que a sala de aula é um lugar sério, onde o brincar não pode estar presente, com a desculpa de que isso tiraria a atenção no que realmente importa.

 

E ai é que esta a grande questão: O que realmente importa para sua aluna de 3 ou 4 anos?

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square

© 2016 por Nani Dança na Escola Orgulhosamente criado com Wix.com

FACEBOOK

Obrigada pela visita!!!

CONTATO

WHATS: (16)997972247

 

EMAIL:

blogfazendodancanaescola@hotmail.com

FORMA DE AQUISIÇÃO

- DOWNLOAD DIRETO EM EMAIL

FORMA DE PAGAMENTO

- PAGSEGURO

- DEPÓSITO BANCÁRIO 

INSTAGRAM
@loja_nani_danca_na_escola