top of page

O Alongamento no Baby Class Ballet


O Alongamento infantil

As crianças se movimentam o tempo todo, pula, saltam correm com muita facilidade. Elas geralmente são flexíveis, mas o alongamento ainda é muito importante.

Em pessoas de todas as idades, o alongamento previne lesões, melhora o desempenho atlético e incentiva um estilo de vida saudável.

Por isso é importante ensinar as crianças técnicas adequadas antes de tentar qualquer nova forma de exercício. O alongamento delas é de grande valia, o estica e puxa das pernas, os bracinhos para o alto, todos esses movimentos colaboram para o seu crescimento e desenvolvimento. Os pequeninos se tornam mais flexíveis e conscientes da sua corporeidade.

Um programa de alongamento favorece o controle dos efeitos do crescimento, do encurtamento da cadeia posterior e dos desalinhamentos dos segmentos corporais, melhorando assim a amplitude articular do quadril na rotação externa.

Prevenção de Lesões

As crianças que fazem esportes, dança ou outras atividades fisicamente exigentes devem se alongar para evitar lesões. Isso ajuda a evitar os estiramentos as distensões muito comuns quando pelo não aquecimento dos músculos e articulações antes da atividade atividade em si. Esta fase de aquecimento não deve causar fadiga.

O alongamento promove a flexibilidade, conseqüentemente melhora a aptidão física, fazendo com que o corpo exerça toda sua capacidade física na atividade.

Por exemplo, uma criança que faz artes marciais pode chutar mais alto se ela for mais flexível. . A flexibilidade também melhora o desempenho dos ginastas, bailarinos e jogadores de futebol.

O Ballet e o Alongamento

O alongamento é um importante método preventivo às lesões relacionadas com a prática de dança clássica, portanto, é relevante considerar a idade cronológica e a fase de crescimento em que se encontram as crianças, no que se refere a flexibilidade, coordenação motora e proficiências.

Assim sendo, podemos afirmar que a aplicação de um programa de alongamento é uma metodologia eficaz como complementação didática às aulas de ballet clássico, para ganho de amplitude articular em crianças na fase de crescimento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page