Resenha do Livro Métodos do Ballet Clássico por Natália Samarino
KONZEN CASTRO, Caroline. Métodos do Balé Clássico: história e consolidação. 1° Ed. Belo Horizonte: editora CRV.
Natália Samarino
Bacharel e Licenciada em História pela PUC Minas
Diretora Artística do Pas de Quatre Centro de Dança Coordenadora do Ballet Cristina Vaz.
“A memória coletiva faz parte das grandes questões das sociedades desenvolvidas e das sociedades em via de desenvolvimento, das classes dominantes e das classes dominadas, lutando, todas, pelo poder ou pela vida, pela sobrevivência e pela promoção.Devemos trabalhar de forma que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens”. (LE GOFF,Jacques in “História e Memória”) Parafraseando Jacques Le Goff, podemos afirmar que o livro Métodos do Balé Clássico, cumpre com o objetivo de “libertação dos homens” proposto pelo estudo sob outros paradigmas dentro da historiografia da dança. Com uma análise quase cirúrgica dos documentos, Caroline Konzen compila e investiga a relação histórica e sua construção através de fontes diversas que não se anulam, mas sim somam na consolidação dos métodos do Balé. Leitura essencial para qualquer pessoa que tenha interesse em se aprofundar nas origens dos quatro grandes métodos, o livro explana sobre o desenvolvimento das danças de salão das elites italianas, das danças de corte francesas, da dança militarizada e dos processos diferenciados dos russos, e da tentativa de democratizar e proporcionar uma formação acadêmica aos professores por parte dos Ingleses. Tudo isso de uma forma leve através de uma leitura agradável, inteligível tanto para especialistas quanto para leigos na área. De fato, é admirável em Caroline Konzen, que por meio de um estudo aprofundado dos documentos diversificados, ela tenha produzido uma obra tão rica em detalhes mas tão acessível a não acadêmicos. Isso, portanto, auxilia a História a cumprir através da Memória seu papel Libertador. E a Historiografia da Dança, que é caracterizada por diversas lacunas e análises superficiais, ganha um grande exemplar e uma grande contribuição no estudo das origens dos métodos. Como Historiadora, professora e bailarina, recomendo a leitura e o estudo deste livro a todos que busquem entender o Ballet Clássico em sua essência.