Resenha Livro Métodos do Ballet Clássico


As aulas de bale clássico são repletas de códigos de conduta, certas tradições que muitos alunos não sabem que vêm de tão longe e que trazem consigo tanta história. O livro Métodos do Balé Clássico: história e consolidação (2015), de Caroline Konzen Castro, nos apresenta de maneira agradável e com uma leitura leve, inclusive para os leigos, como se deu a evolução do balé, antes meio de exaltação dos modos da nobreza, praticado por cortesãos com o intuito de se distanciarem socialmente das camadas populares, até se tornar uma forma consolidada de arte, com sua formação específica, unindo pantomima, expressão, técnica e virtuosismo.

Através de extensa pesquisa, sobretudo em materiais de línguas estrangeiras, Castro explica as origens do balé, relacionando a formalização da dança com os aspectos sociais e políticos dos países em que ela emergiu: Itália, França, Rússia e, finalmente, Inglaterra — vale ressaltar que, ainda que atualmente sejam reconhecidos sete Métodos (Cecchetti, Francês, Vaganova, Bournonville, R.A.D., Balanchine e Cubano), a autora selecionou estes quatro países por possuírem as Escolas mais conhecidas no Brasil e no mundo. O livro nos mostra também os esforços despendidos nestes países para oficializar o ensino da dança e aprimorar sua metodologia.

Ao longo dos capítulos, vamos conhecendo as personalidades e os contextos responsáveis por definir a linguagem do balé que usamos ainda hoje: a utilização do en dehors, a definição das posições dos pés e da nomenclatura dos passos, entre outros, o que foi possível através de diversas trocas de experiências entre os mestres. Castro nos mostra como os bailarinos e mestres de balé foram migrando de países ao longo de suas vidas, cada um levando consigo suas vivências e suas ideias do que seria o essencial nesta forma de arte, formando as diferenças nas características das Escolas que conhecemos hoje.

Uma enorme contribuição à bibliografia em língua portuguesa, Métodos do Balé Clássico é leitura essencial para quem se interessa pela história do balé e oferece subsídios para aqueles que quiserem se aprofundar mais, trazendo um amplo leque de referências.

---

Renata Gibson, designer gráfico, bacharel em Comunicação Social (UFMG) e pós graduanda em Processos Criativos em Palavra e Imagem (PUC/MG). Conheceu o balé já adulta e agora busca aprofundar seus conhecimentos nesta arte.

Para adquirir o livro Métodos do Ballet Clássico - Carol Konzen

Número de páginas: 190 páginas

Ano de Edição: 2015

Valor R$54,50 ´está disponível em nosso site na loja virtual sessão livros

O frete é grátis e o envio é feito direto pela autora ao comprador.

Posts Em Destaque